Blog

cálculo de valorização de imóvel

Entenda como fazer o cálculo de valorização de imóvel

por URBS Imobiliária - Publicado em 25 de setembro de 2019
cálculo de valorização de imóvel
Tempo de leitura 5 min

Entender como fazer o cálculo de valorização de imóvel é essencial para você acertar como um investidor imobiliário. Para isso, é necessário entender todos os itens que levam à valorização ou decréscimo das suas propriedades. É dessa forma que se torna possível ter clareza sobre esses pontos para poder priorizá-los no momento da compra.

Portanto, neste post, vamos abordar cada um desses quesitos, para que você domine o assunto e tenha sucesso em seus investimentos. Se quer aprender como fazer isso, continue lendo e aprenda com as informações a seguir. Boa leitura!

Como é o mercado imobiliário e qual a importância de acompanhar a valorização dos seus imóveis alugados?

Ainda que o mercado imobiliário seja um excelente ambiente de investimento, isso não exclui a importância de sempre buscar informações e construir um conhecimento sólido em torno do tema. Como qualquer outra área econômica, esse mercado também está suscetível a oscilações para cima ou para baixo, sendo crucial saber a hora mais oportuna de agir.

Em momentos de economia fraca e baixa procura por imóveis, pode haver uma ligeira queda no valor dos aluguéis, de modo que se torna importante escolher bem como vai investir para que essa variação não comprometa os seus rendimentos.

Áreas da cidade com boa localização e infraestrutura são as que menos sofrem com esse tipo de problema. Na maioria das vezes, é melhor ter um apartamento básico, mas em um local atrativo com todas as facilidades que um morador precisa, do que possuir um imóvel maior em uma área mais afastada, que não terá o mesmo apelo no mercado imobiliário. E isso é só a ponta do iceberg. Vamos aprofundar o assunto nos tópicos a seguir.

O que influencia no cálculo de valorização de imóvel?

No tópico anterior, começamos a delinear o que pode valorizar ou não em um imóvel. São muitos os detalhes para os quais o investidor deve estar atento, a fim de acertar em suas aquisições e, logo abaixo, vamos detalhar melhor cada uma dessas questões. Prossiga com a leitura para continuar aprendendo.

A localização

O quesito localização é um dos mais falados em textos sobre valorização de imóveis, mas pouco explicado em detalhes. Esse ponto vai depender do que o morador está buscando. Para alguém que quer morar perto do trabalho e da escola dos filhos, talvez uma boa localização signifique viver em uma área central da cidade, com acesso rápido às principais vias.

Existe ainda quem valorize o contato com a natureza e a soma de outros fatores que contribuirão para a qualidade de vida, tais como segurança e infraestrutura, que são possíveis de encontrar em um condomínio, por exemplo, que costuma aglutinar tudo isso em um lugar só.

A infraestrutura

O item localização — pelos motivos que explicamos no tópico anterior — acaba resvalando em um segundo requisito: a infraestrutura. Afinal, não faz muito sentido dizer que alguém mora em um imóvel bem localizado se nada é oferecido ali, concorda? Pois bem, viver em um bairro com amplo acesso ao comércio e serviços diversos, como escolas, hospitais, bancos e até mesmo academia, pode ser considerado uma vantagem e tanto.

Isso impacta diretamente o valor do imóvel, já que é comum ver propriedades de pequenas proporções em áreas com boa infraestrutura tendo seu preço valorizado. Da mesma forma, um imóvel de maior tamanho e mesmo com vantagens como piscina, quintal e churrasqueira pode não ser tão cobiçado assim, por estar em uma região distante e perigosa, por exemplo. Fique atento a isso para não errar em seus investimentos.

A segurança

Em um país com um alto índice de violência urbana como o Brasil não é de se espantar que segurança seja um dos principais itens de quem quer morar bem. Se o seu imóvel é capaz de trazer essa tranquilidade ao morador, pode ter certeza que será mais valorizado do que um que não conta com esse mesmo atributo.

Mais uma vez, segurança não se resume apenas aos aparatos disponíveis em sua propriedade. Em outras palavras, é muito bom poder contar com porteiro, câmeras de vigilância e tantas outras alternativas para esse problema, mas melhor ainda é estar em uma região que ofereça segurança ao morador para além dos limites do seu lar. Claro que isso nem sempre é fácil de se conseguir e é justamente aí que o seu imóvel pode ter excelente valorização se puder se diferenciar nisso.

As condições do imóvel

Esse é um ponto bastante óbvio, mas que merece ser destacado em relação ao que foi dito até agora. Imagine, por exemplo, que o seu imóvel tenha todas as características enfatizadas no texto mas deixe a desejar no item preservação e estrutura. Isso poderá prejudicar bastante a valorização de sua propriedade, mesmo se ela for segura, bem localizada e estiver em uma região com amplo acesso a bens e serviços.

A própria pessoa interessada poderá questionar isso ao visitar o seu imóvel e se precisar de reformas, pode comprometer mais ainda o seu valor no mercado. Por isso, sai bem mais barato fazer a manutenção correta da sua propriedade, a fim de mantê-la sempre pronta para receber os futuros moradores e os visitantes que estarão interessados nela.

Como você pode ver, é completamente possível calcular a valorização do seu imóvel a partir de fatores concretos. Avalie bem se cada um dos itens abordados neste post pode ser averiguado nas propriedades que você tem para ofertar. Com a devida atenção, é possível fazer investimentos de sucesso e colher os frutos esperados com isso.

Vale ressaltar ainda que contar com uma imobiliária é uma excelente forma de acertar nessa empreitada, por causa de todo o know how e trabalho especializado oferecido por elas. Portanto, aproveite essa facilidade para ir ainda mais longe com os seus investimentos.

Se gostou de entender como fazer o cálculo de valorização de imóvel, mas ainda quer esclarecer algum ponto que está causando dúvida, deixe o seu comentário aqui no post. Será um prazer ajudar você a agir de forma acertada no mercado imobiliário!


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Mercado e Investimentos