Blog

aposentadoria imobiliária

Aposentadoria imobiliária vale a pena? Entenda aqui

por URBS Imobiliária - Publicado em 26 de junho de 2019
aposentadoria imobiliária
Tempo de leitura 5 min

Após uma pesquisa com 15 países, o Brasil apareceu no topo da lista como o que mais se preocupa com a aposentadoria. O desejo de manter um bom padrão de vida é a chave para esse cenário, já que o encerramento das atividades laborais diminui a entrada de dinheiro. Para contornar o quadro e garantir mais tranquilidade, há a aposentadoria imobiliária.

Essa estratégia é especialmente vantajosa, desde que seja aproveitada corretamente. No final, é possível ter uma fonte extra de renda e que traz sossego nesse momento da vida. Para não ter dúvidas, neste post, veja o que é a aposentadoria imobiliária e entenda o que merece a sua atenção sobre o assunto.

O que é e como esse processo funciona?

Para conseguir se aposentar, as pessoas utilizam muitas possibilidades. A versão pública, concedida pelo INSS, é bastante popular. No entanto, há limites de recebimento e até riscos quanto à manutenção do sistema mais tarde. Então, é comum recorrer aos investimentos. Um dos melhores é o mercado imobiliário.

Trata-se de uma alternativa que consiste em comprar um imóvel para usá-lo como investimento no futuro. É o caso de quem faz um financiamento enquanto trabalha e, na aposentadoria, utiliza o bem como forma de gerar renda.

É possível, inclusive, adquirir mais de um imóvel e escolher opções de vários tipos. O de alto padrão pode fazer parte da mesma carteira de um imóvel popular, de modo a atrair vários públicos e aproveitar cenários diferentes. A intenção é manter os bens no patrimônio, para que eles sejam usados como uma fonte de renda substituta ao salário.

Para quem a aposentadoria imobiliária é indicada?

Ao falar em aposentadoria, é comum pensar que a alternativa é voltada apenas para quem é mais velho. No entanto, o plano deve fazer parte da realidade de todas as pessoas, afinal, começar mais cedo significa ter um tempo maior para se preparar para o momento.

A aposentadoria imobiliária é ideal tanto para quem está prestes a se aposentar quanto para quem está no auge da carreira. O que pode variar, nesses casos, é a forma de pagamento, por exemplo, à vista ou por financiamento.

Também é uma escolha recomendada para trabalhadores do setor privado, do setor público e, principalmente, para os autônomos. É uma fonte segura de renda e que atende a todas as necessidades.

Quais cuidados devem ser tomados?

Ao mesmo tempo que a alternativa traz tranquilidade, segurança e grande potencial de rendimento, é algo que exige bastante cuidado. Afinal, é a sua aposentadoria que está em jogo, então, é preciso garantir que tudo saia conforme o esperado.

Tudo começa ao entender o mercado imobiliário. Compreenda o local onde cada imóvel está, o bairro e o potencial de valorização. Analise o comportamento das pessoas e tente prever como isso estará em alguns anos. Áreas decadentes, por exemplo, não são boas escolhas — mesmo que o preço esteja muito em conta.

Também é preciso pensar em questões de liquidez e riscos. Investir tudo o que você tem em um só imóvel não é a melhor alternativa. Vale mais a pena ter alguns deles e conseguir diversificar a sua renda. Lembre-se, ainda, de que o valor aplicado é recuperado aos poucos e não de uma só vez.

Além disso, é interessante contar com uma imobiliária de confiança. Assim, é possível ter a certeza de que tudo ocorrerá como manda a lei. Isso garante muita segurança e evita problemas no futuro.

Como investir em imóveis para a aposentadoria?

Depois de observar esses cuidados, é hora de considerar as boas práticas para a aposentadoria imobiliária. O primeiro passo é entender quais são os seus objetivos e como é o seu padrão de vida agora. Pense em quanto você deseja ganhar no futuro e se essa será a renda principal ou complementar.

Depois, defina o quanto pode gastar. Avalie seus ganhos atuais e o quanto tem disponível para fazer a compra do imóvel no menor tempo possível. Quanto mais cedo puder adquirir e alugar, por exemplo, mais rápido será o retorno. Inclusive, considere que parte do valor obtido poderá ser usada no pagamento.

A partir disso, é hora de definir qual é o imóvel adequado. Como o uso próprio não é a função específica, você não deve escolher de acordo com as suas necessidades. Pense no que está (e estará) em alta, como apartamentos modernos ou unidades em condomínio com segurança. A intenção é adquirir um bem que traga muitos frutos ao longo do tempo.

Com tudo isso definido, parta para a decisão. Para fazer a melhor aquisição, o ideal é contratar uma imobiliária. Além de ajudar com todos os trâmites para a escritura, o empreendimento poderá auxiliar a administração posterior. Desde o começo, portanto, escolha um estabelecimento confiável.

Quais as vantagens da locação de imóveis como fonte de renda?

A compra de um imóvel como aposentadoria imobiliária depende, principalmente, do aluguel dessa unidade adquirida. Isso acontece porque a locação tem uma característica importante: ela oferece renda vitalícia.

Ao sempre manter o local ocupado por um inquilino, você consegue receber o retorno de maneira contínua, por quanto tempo quiser. É diferente de revender um imóvel, pois o valor obtido pode ser gasto rapidamente. Já com o aluguel, o fluxo financeiro é consistente e constante.

Essa opção também tem maior liquidez. Na prática, é mais fácil encontrar alguém para alugar que para comprar. Mesmo durante instabilidades financeiras, isso se mantém. Então, é um jeito de se manter sempre preparado e capaz de receber o dinheiro.

Para completar, essa é uma possibilidade que ajuda a aumentar o patrimônio. Com a posse permanece sendo sua, toda a família se beneficia. Caso deseje fazer a sucessão de bens, por exemplo, isso não é um problema. Portanto, é o melhor caminho para se aposentar com total tranquilidade.

A aposentadoria imobiliária é uma alternativa conveniente para ter renda garantida nessa fase da vida. Com boas estratégias, é possível ter sucesso na tarefa e reforçar o patrimônio.

Como o auxílio profissional é tão importante, entre em contato com a URBS Imobiliária e descubra como nossos corretores podem ajudar.


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Mercado e Investimentos