Mercado e Investimentos

6 vantagens de escolher um apartamento pronto para morar

junho 17, 2019
apartamento pronto para morar
Tempo de leitura 6 min

A compra da casa própria é sempre um momento muito esperado na vida de qualquer pessoa. Trata-se de uma tarefa que exige reflexão, planejamento financeiro e uma pesquisa bem minuciosa sobre as características específicas do imóvel.

Nesse sentido, o interessado que opta por um apartamento pronto para morar deve tomar essas mesmas precauções. Afinal, ninguém quer errar e fazer uma escolha desvantajosa. Todo esse cuidado é necessário para garantir uma negociação segura e a satisfação do comprador, evitando prejuízos e eventuais arrependimentos.

Está em busca de um imóvel para chamar de seu? Para ajudá-lo a tornar a sua decisão mais segura e confiante, vamos apresentar as principais vantagens de se investir em um apartamento pronto para morar. Confira!

1. Investimento de baixo risco

A compra de um apartamento pronto reduz exponencialmente as chances de o investimento dar errado, em comparação com um imóvel na planta, por exemplo. Isso se deve, principalmente, pelo fato de o interessado ter acesso ao local e conseguir visualizar o imóvel antes de optar pelo fechamento do negócio.

Por outro lado, a construção de um apartamento na planta está sujeita às condições impostas pela imobiliária e construtora. Além disso, é comum que o prazo estipulado para a entrega do imóvel não seja cumprido, fato que acaba gerando frustração e pode ensejar, até mesmo, a rescisão do contrato.

2. Possibilidade de visitar o apartamento pronto para morar

Com o apartamento já pronto, o futuro morador tem a chance de conhecer o imóvel. Inclusive, a visita ao local é um cuidado que sempre deve ser adotado antes de fazer qualquer compra. Por outro lado, um imóvel comprado na planta pode não apresentar as dimensões reais nem as características descritas no documento. Muitas vezes é apenas uma demonstração ou simulação!

Se possível, vá ao apartamento mais de uma vez para analisar o aspecto e as características da propriedade. Assim, você terá a segurança de estar fazendo uma compra correta e com toda a transparência, como deve ser. Desse modo, é possível conhecer a estrutura do imóvel em detalhes:

  • acessibilidade;
  • revestimentos;
  • acabamento;
  • sistema hidráulico;
  • instalações elétricas;
  • iluminação;
  • ventilação;
  • decoração;
  • estilo dos móveis;
  • pintura das paredes;
  • situação dos pisos e azulejos;
  • qualidade do elevador etc.

Isso garante que o comprador faça a constatação de eventuais pontos negativos no ambiente — manchas, pouca iluminação, sinais de umidade e infiltração, imóveis velhos e com mofo, barulho em excesso, entre outros. Da mesma maneira, é possível ter uma noção mais sólida e realista da dimensão dos ambientes e então analisar se todo o espaço corresponde às suas necessidades para o dia a dia.

3. Possibilidade de mudança imediata

A maioria das negociações que envolvem a compra e venda de imóveis é marcada pela burocracia e a consequente demora na entrega das chaves — o que acaba tornando esse procedimento desgastante.

Isso tudo sem falar na necessidade de possíveis reformas para melhorar a estrutura da residência, o trabalho para fazer a mudança dos imóveis, pensar em toda a decoração etc. Muitos imóveis são, inclusive, comprados na planta e levam meses e anos par serem concluídos!

Por outro lado, uma das vantagens de adquirir um apartamento pronto para morar é justamente o fato de o imóvel estar disponível para mudança a partir do fechamento e confirmação do negócio. Assim, há a chance de o novo proprietário se mudar imediatamente para o local, sem ter que ficar aguardando muito tempo.

4. Previsibilidade no orçamento

Ao adquirir um apartamento pronto para morar, o comprador consegue ter conhecimento de quase todos os gastos que terá dali para frente. Esse aspecto garante uma maior previsibilidade no orçamento, principalmente pelo baixo risco no investimento.

Como a pessoa já fez visitas anteriores ao local, sabe exatamente as condições do imóvel que está comprando. Logo, as chances de se deparar com surpresas desagradáveis (falhas no sistema elétrico, sistema hidráulico ineficiente, problemas nas portas e janelas) são pequenas.

5. Chances de conhecer melhor a vizinhança

Tão importante quanto ter a possibilidade de visitar o apartamento já pronto para conhecer com detalhes as suas instalações internas e externas, é conhecer melhor a vizinhança do local.

Muitos compradores não dão a devida atenção a esse requisito antes da compra do imóvel, o que acaba sendo um grave erro. Isso porque os vizinhos podem causar impactos diretos no conforto e na qualidade de vida do futuro morador e de sua família.

Já imaginou se mudar e se deparar com vizinhos barulhentos e que falam alto o tempo todo? Ou então que dão festas em casa todos os fins de semana e deixam o som alto? É uma situação bastante desagradável, não é mesmo?

Por outro lado, se você tem crianças, uma boa ideia é conhecer vizinhos que também têm filhos para que eles possam fazer amizades e criar um vínculo afetivo mais forte. Além disso, é importante confiar nesses moradores. Assim, diante de qualquer imprevisto que possa acontecer, você sabe que poderá contar com eles, como em casos de viagens longas.

Dessa forma, se você busca paz e tranquilidade, o ideal é conhecer um ambiente menos agitado antes de se decidir por qualquer aquisição de imóvel. Para isso, pergunte ao porteiro sobre a dinâmica do prédio e até para os próprios moradores ao redor. De quebra, você pode se informar sobre o comércio da região, opções de lazer, nível de segurança do bairro, rotas de transporte público, entre outros pontos.

6. Melhor planejamento da ocupação do imóvel

O apartamento com os móveis no lugar e praticamente pronto para ser ocupado garante ao futuro proprietário e à sua família uma noção real e completa sobre como será a qualidade de vida naquele local. Assim, o morador consegue decorar e personalizar o espaço como quiser. Ou seja, torna-se possível planejar todos os detalhes com a certeza de que o ambiente corresponderá às expectativas.

A escolha de um apartamento pronto para morar é sempre uma opção válida e um investimento imobiliário promissor. Contudo, essa decisão requer atenção e precisa ser analisada com cuidado. Nesse sentido, uma boa ideia é contar com o apoio de profissionais qualificados que vão auxiliá-lo durante todo o processo de compra. Desse modo, a probabilidade de prejuízos é menor, uma vez que eles detêm o conhecimento necessário e saberão indicar as melhores alternativas do mercado.

Ficou interessado em adquirir um apartamento pronto para morar? Entre em contato conosco! Nós vamos ajudá-lo a encontrar a melhor opção!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário