Blog

apartamento no terreo

Conheça as vantagens e desvantagens de morar em um apartamento no térreo

por URBS Imobiliária - Publicado em 07 de maio de 2020
apartamento no terreo
Tempo de leitura 6 min

Você vai encontrar diversas opções no momento de adquirir ou alugar um imóvel. Quando se trata de moradia, é importante analisar questões como tamanho, localização e outras características que ajudem a garantir bem-estar e qualidade de vida. Então, é comum se perguntar se vale a pena optar por um apartamento no térreo.

Esse tipo de imóvel apresenta peculiaridades que levam algumas pessoas a procurarem por ele, enquanto outros compradores ficam inseguros com a decisão. Se você está com essa dúvida, não precisa se preocupar. Para ajudar na sua escolha, preparamos este conteúdo esclarecendo as vantagens e as desvantagens de morar no térreo. Acompanhe!

As vantagens de morar em um apartamento no térreo

Os apartamentos térreos oferecem diversas facilidades para os moradores e, por isso, são excelentes opções para comprar ou alugar. Confira, a seguir, quais são as vantagens desse tipo de imóvel.

Facilidade de locomoção

Por ficar no térreo, o acesso ao apartamento é mais fácil: não é preciso passar por escadas ou elevadores. Esse aspecto facilita a mudança e evita preocupações relacionadas às medidas dos móveis e eletrodomésticos — muitas vezes, o jeito é recorrer ao içamento para levar a mobília para os andares mais altos.

Isso também traz praticidade para o dia a dia, já que é normal carregarmos malas, caixas, sacolas e outros objetos ao entrar ou sair do apartamento. Além disso, a locomoção não é tão comprometida quando falta energia, por exemplo, problema que impede o funcionamento dos elevadores e causa transtornos para os moradores de outros andares.

Vale lembrar que esse tipo de apartamento garante mais acessibilidade, fator importante para quem tem mobilidade reduzida ou recebe com certa frequência pessoas que convivem com essas limitações. Ou seja, há mais conforto para os moradores e seus visitantes.

Espaço extra

Existem diferentes projetos para as unidades que ficam no térreo, mas eles costumam ser mais semelhantes a uma casa e contam com mais espaço disponível. É comum que eles tenham varandas e pátios externos privativos, cobertos ou não.

Esses espaços podem ser usados para cultivar plantas em um jardim ou em uma horta, e são bastante vantajosos para quem tem animais de estimação. O morador pode aproveitar para criar um ambiente diferenciado para recepcionar os amigos ou curtir os seus momentos de lazer.

Menor preço

Em geral, os apartamentos térreos são ofertados por um preço inferior ao das demais unidades, principalmente coberturas. Isso acontece porque é comum que haja uma maior procura por andares mais elevados e, portanto, estes acabam sendo mais caros.

Contudo, alguns modelos são projetados como “apartamento Garden”, com comodidades como jardins, quintais, piscinas e outros espaços voltados ao lazer e conforto do morador. Nesse caso, os preços são mais altos, mas os benefícios para o comprador são ainda melhores.

Outro ponto positivo é que essa se torna uma ótima opção de investimento para quem deseja comprar um imóvel, já que facilita a venda devido ao preço atrativo. Mesmo que o objetivo seja a moradia, você terá mais tranquilidade caso precise se mudar no futuro.

As desvantagens de morar em um apartamento no térreo

Depois de conhecer os benefícios, é importante que você também analise as desvantagens de um apartamento térreo. Existem algumas questões que podem causar incômodos ao morador e precisam ser avaliadas com atenção. Dessa forma, será possível decidir se o imóvel é a melhor opção para o seu perfil. Vamos lá?

Mais barulho

O térreo é o piso mais movimentado dos prédios, com maior circulação de pessoas. Como consequência, infelizmente, quem mora ali convive com mais barulho durante todo o dia, afinal, os moradores podem entrar e sair a qualquer hora. A maior proximidade com a rua também colabora com esse problema, em virtude dos sons gerados pelo trânsito.

Em determinadas situações, o incômodo é causado pelos vizinhos de cima. Nesse caso, não se trata de um problema do térreo, mas dos apartamentos em geral. Aqui, a solução é conversar com os demais moradores para que eles adotem cuidados para não perturbarem o sossego. As normas de condomínio costumam ter regras específicas sobre isso, além de penalidades se houver descumprimento.

Menos privacidade

Entre as vantagens dessa alternativa, citamos o espaço privativo extra. Mas quando ele não é coberto, as janelas dos vizinhos de cima têm vista para esse ambiente, o que reduz a privacidade. Para quem se incomoda com os olhares curiosos, isso pode ser um problema.

Da mesma forma, com a maior circulação no térreo, os vizinhos acompanham mais facilmente a circulação de pessoas na sua casa, assim como o recebimento de encomendas e prestadores de serviços.

Por último, como as janelas são mais baixas (dependendo de como é o projeto do empreendimento), elas ficam mais vulneráveis e permitem que as pessoas vejam através dos vidros. Logo, a solução é investir em cortinas e persianas para impedir a visão de terceiros. Outra opção é instalar películas especiais.

Impactos na segurança

Como o apartamento está situado no térreo, a segurança pode ficar comprometida devido às janelas e demais aberturas. Muitas pessoas decidem morar em apartamentos pensando em andares mais altos, que colaboram com a proteção por causa da dificuldade de acesso por criminosos.

No entanto, dá para sanar esse problema com algumas atitudes, como instalação de grades e alarmes. Além disso, os condomínios costumam contar com portaria, muros, cercas e outros sistemas de segurança que deixem os moradores protegidos.

Então, para definir a melhor alternativa, é fundamental analisar o seu perfil e as suas necessidades com o imóvel, além do custo-benefício. Como também existem algumas desvantagens, o preço costuma ser bastante atrativo.

Como vimos, morar em um apartamento no térreo tem vantagens e desvantagens, o que pode dificultar a sua escolha. Para ajudar, converse com amigos e familiares que tenham essa experiência de moradia ou com um corretor, pois o profissional conseguirá tirar toda as suas dúvidas sobre o assunto para que você tome uma decisão com segurança.

Este post foi útil para você? Se quiser ter acesso a outras dicas importantes, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas atualizações sobre o mercado imobiliário!


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Mercado e Investimentos