Mercado e Investimentos

Como escolher entre um apartamento de 2 ou 3 quartos?

junho 10, 2019
apartamento de 2 ou 3 quartos
Tempo de leitura 6 min

Escolher um imóvel adequado para os planos da família é importante para ter mais segurança no investimento. Aqui, uma das principais dúvidas é como escolher entre um apartamento de 2 ou 3 quartos. Tanto para moradia quanto para locação, é fundamental analisar as opções para não se arrepender.

Você sabe como escolher o imóvel ideal? Para esclarecer o assunto, preparamos este conteúdo explicando o que avaliar ao escolher um imóvel e quais são as vantagens de cada tipo de apartamento (com 2 ou 3 quartos), para que você escolha o ideal. Continue a leitura!

O que considerar ao escolher um imóvel?

Escolher um imóvel exige a avaliação de diversos fatores, para descobrir qual a opção mais adequada às necessidades da família, considerando a rotina, além do orçamento disponível. Confira os principais pontos.

Localização

Sem dúvidas, a localização é fundamental nessa escolha. Ela define diversas questões relacionadas à rotina dos moradores, como deslocamento para o trabalho, segurança e infraestrutura disponível na região. Avalie os bairros da cidade e delimite algumas regiões para a busca, mas tenha em mente que esse é um dos fatores que influenciam no valor do imóvel.

Comércios próximos

Para ter mais comodidade no dia a dia, vale a pena investir em opções que tenham farmácias, padarias e mercados próximos, além de outros pontos de interesse. Verifique a região escolhida para ver quais são os comércios das redondezas.

Tamanho

Finalmente, o tamanho do imóvel é um dos principais itens. Aqui, são vários fatores que influenciam na escolha: móveis e objetos que devem ser acomodados, número de moradores e outras necessidades familiares são essenciais. É aqui que a escolha entre apartamento de 2 ou 3 quartos se torna importante, por isso, nos próximos tópicos, explicamos como tomar essa decisão.

Quais as vantagens de um apartamento com 2 quartos?

Para decidir em qual tipo de imóvel investir, é importante conhecer as vantagens de cada um. Veja os benefícios que apartamento de 2 quartos oferece.

Praticidade e comodidade

Para as pessoas que têm uma rotina cheia de tarefas, é importante contar com um imóvel que ofereça praticidade e conforto. Manter todos os ambientes organizados e fazer a limpeza diária exige tempo e nem sempre é possível contar com empregados domésticos para auxiliar.

Um apartamento com menos cômodos facilita a rotina de limpeza, pois será mais fácil mantê-lo organizado. Para quem não passa muito tempo em casa, essa também é a opção ideal, já que exige menos manutenção e facilita as tarefas domésticas. Caso precise de ajuda profissional, também é possível contratar diaristas por menos tempo, reduzindo os custos com o serviço.

Menor custo

Os imóveis com 2 quartos costumam ter um custo reduzido, pois contam com um espaço menor disponível. Porém, é fundamental ter em mente que essa não é uma regra. Muitas vezes, apesar de contar com poucos cômodos, eles podem ser bem espaçosos, fazendo com que a área total seja maior quando comparado às opções com 3 quartos. Ao fazer o comparativo, é preciso levar em conta imóveis que tenham as mesmas características, como padrão, localização e tamanho dos cômodos.

Quais as vantagens de um apartamento com 3 quartos?

Os imóveis com 3 quartos também oferecem vantagens para os moradores. Para que você possa avaliar essa alternativa, a seguir, listamos os principais benefícios oferecidos.

Espaço e conforto para famílias maiores

Sem dúvidas, essa é uma das principais vantagens dos imóveis com 3 quartos. Para as famílias maiores, essa é uma boa alternativa para que os filhos tenham mais conforto, sem precisar dividir o espaço. Contudo, é importante avaliar o tamanho dos cômodos.

Em alguns casos, para que a planta do imóvel apresente 3 quartos, o espaço deles é bastante reduzido. Portanto, é fundamental avaliar não apenas a quantidade de quartos, mas a área de cada um a fim de verificar se o cômodo extra vale o investimento.

Atendimento a necessidades específicas

Muitas pessoas exercem as suas funções em casa e precisam de um espaço específico para isso, afinal, trabalhar na sala de estar ou no quarto não é muito confortável. Os cômodos extras são uma alternativa ideal para quem deseja montar um home office para ter mais conforto no trabalho.

Além disso, o quarto pode ser usado para diversas finalidades, como criar uma sala privativa ou montar um quarto de visitas. Algumas famílias também gostam de ter um ambiente amplo para guardar objetos que não são usados com frequência, para que não precisem ocupar outras áreas da casa e nem seja necessário se desfazer dos itens.

Para quem pretende aumentar a família, um apartamento de 3 quartos também garante mais segurança, pois facilita o planejamento e evita a necessidade de mudanças no futuro.

Afinal, vale mais a pena apartamento de 2 ou 3 quartos?

Não existe uma resposta certa para isso. Tudo dependerá das necessidades da sua família e dos planos para os próximos anos. Por exemplo, se você tem 2 ou mais filhos, um apartamento com mais quartos pode ser importante para que cada um tenha o seu próprio espaço.

A mesma regra vale para quem costuma receber visitantes de outras cidades, que se hospedam na casa. Um quarto remanescente para acomodar as visitas é uma alternativa importante para algumas pessoas.

Muitas famílias também gostam de ter um escritório ou um cômodo livre para outras finalidades e um quarto a mais costuma ser a solução ideal para implementar essas medidas. Em todos esses casos, os apartamentos de 3 quartos são a opção mais indicada.

Por outro lado, quando não há necessidade desse espaço, os apartamentos de 2 quartos costumam ser mais adequados, permitindo um investimento maior em relação aos outros cômodos, como sala, cozinha, lavanderia ou varanda.

Além disso, para quem tem apenas um filho ou para as pessoas solteiras, é uma opção bastante versátil. No último caso, o espaço é suficiente para um home office ou para montar um closet. Outro ponto importante é o custo-benefício: é fundamental avaliar as duas opções para ver qual é mais vantajosa, comparando o investimento exigido e as vantagens proporcionadas.

Se você quer adquirir um imóvel como investimento para receber rendimentos do aluguel, todos esses fatores também são importantes, pois serão avaliados pelos inquilinos e são incluídos no cálculo do valor da locação.

Por isso, ao procurar um imóvel, conte com o apoio de uma imobiliária de confiança. Os corretores podem buscar as melhores opções de acordo com o seu objetivo. Assim, certamente você vai encontrar a melhor opção entre apartamento de 2 ou 3 quartos.

Gostou das dicas? Se você está em busca do imóvel ideal, entre em contato conosco e conheça as soluções da URBS imobiliária para você!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário