Blog

apartamento com área privativa

Por que escolher um apartamento com área privativa?

por URBS Imobiliária - Publicado em 19 de agosto de 2019
apartamento com área privativa
Tempo de leitura 6 min

A procura de um lugar para morar antecede uma das decisões mais importantes das famílias. Se o objetivo for a compra de um imóvel, o que envolve um investimento considerável, a preocupação só aumenta. Uma forma de filtrar opções é definir as prioridades dos moradores. Quem busca uma unidade residencial diferenciada, por exemplo, pode encontrar no apartamento com área privativa a escolha ideal.

Você já ouviu falar sobre esse modelo de empreendimento? Trata-se de uma novidade que chama a atenção daqueles que querem morar bem. Neste artigo, mostraremos suas principais características, vantagens e os motivos para fazer parte da lista de desejos das pessoas. Acompanhe e se informe!

O que é um apartamento com área privativa?

O termo área privativa costuma gerar muita confusão. Afinal, em projetos arquitetônicos, define a área total de uso exclusivo da unidade autônoma. Isso quer dizer que compreende todos os espaços a partir da porta de acesso de um apartamento — sala, cozinha, quartos, banheiro etc. — e que pertencem ao proprietário.

Em alguns edifícios, a área privativa também pode englobar vagas de garagem, depósitos e despensas. Ou seja, todos os locais (áreas) que não são compartilhados com os outros moradores do prédio e que só podem ser usados pelos seus próprios donos.

Mas então, o que significa apartamento com área privativa? Pois bem, tomando como base as informações acima, fica fácil entender o conceito desse empreendimento. Trata-se de um imóvel composto por um espaço de lazer anexado à unidade, da mesma forma que ocorre nas coberturas.

Assim, diferentemente de que mora em um apartamento comum, os proprietários de modelos com área privativa dispõem de um espaço externo individual na própria unidade. Cabe destacar que esses espaços ficam localizados nas moradias do térreo, ou seja, são projetados para compor as residências do primeiro andar.

Quais são as vantagens desse empreendimento?

Também conhecidos como garden, os apartamentos com área privativa proporcionam diversas vantagens. Uma delas está no custo-benefício, já que unidades com esse conceito tendem a apresentar valores menores quando comparadas às coberturas. Logo, são ótimas opções para quem busca moradia com espaço de lazer a um preço mais baixo.

Outros benefícios você confere a seguir.

Espaço para receber visitas

As áreas privativas dos apartamentos costumam ter inúmeras finalidades. É possível transformá-las em áreas de estar ou em grandes jardins gramados. Por ser uma espécie de quintal dentro de um prédio, dá para incluir churrasqueira, mobiliário, playground e até casinhas para pets.

É um ótimo espaço para receber visitas em dias de folga, seja para realizar um jantar ao ar livre, seja para comemorar uma data importante. Com um lugar propício para curtir a companhia dos amigos, ninguém precisa sair de casa e procurar áreas de lazer pelo bairro.

Conforto para a família

Só o fato de ter um ambiente externo exclusivo para a família já garante mais conforto no dia a dia. Se considerarmos que muitos prédios não contam com as famosas áreas de lazer de uso comum, o benefício fica ainda mais evidente.

Outro ponto importante está na facilidade de acesso ao imóvel. Por ficar no térreo, um apartamento com área privativa não exige que os moradores encarem escadas e elevadores a todo momento. Imagina quanto isso não facilita a rotina da família, especialmente quando chega do supermercado ou de uma longa viagem?

Ambientes amplos e arejados

Algumas pessoas fazem questão de morar em casas por valorizarem a ventilação e a metragem extra que essas construções proporcionam. O que muitas não sabem é que os apartamentos com área privativa unem o melhor de dois mundos: a segurança dos prédios e o conforto das residências unifamiliares.

O espaço anexo funciona como uma varanda que aumenta a área disponível para o lazer. Além disso, por ser uma espécie de pátio descoberto, potencializa a circulação do ar e a iluminação natural do imóvel, tornando a unidade mais arejada e agradável.

Versatilidade de uso

As normas em relação ao que pode (ou não) ser instalado nas áreas privativas dos apartamentos variam de um condomínio para outro. Contanto que sejam respeitadas, é possível aproveitar o espaço de diversas maneiras.

A versatilidade é tanta que você pode ter um novo ambiente sempre que tiver vontade. Para isso, basta mudar a configuração do espaço, os elementos presentes nele ou dividi-lo em pequenas áreas. Dá para ter um cantinho seguro para as crianças pequenas brincarem e, ao mesmo tempo, um lugar de descanso para os pais.

Mais privacidade

As academias, piscinas, salões de festa e outros espaços de lazer dos prédios costumam ser ocupadas a todo momento. Para quem não quer dividir os momentos de folga com outros moradores, apostar na área privativa pode ser uma excelente ideia.

A privacidade aumenta quando os proprietários podem escolher entre frequentar áreas de uso comum e um lugar exclusivo da família. Assim, conseguem intercalar a rotina de diversão e de descanso em ambientes distintos, conforme a vontade e a necessidade.

Por que escolher um apartamento com área privativa?

Vários aspectos podem valorizar um imóvel, como vista privilegiada, boa localização e acabamentos de qualidade. Se antes os apartamentos do térreo eram pouco procurados, hoje são muito bem vistos quando contam com o diferencial das áreas de lazer de uso exclusivo.

Portanto, se você faz questão de morar em um lugar confortável e ter a garantia de que ele manterá um bom valor no mercado, pode considerar o investimento em uma unidade com área privativa. As vantagens desse tipo de empreendimento provam que é possível ter mais qualidade de vida por meio de inúmeros diferenciais.

A boa notícia é que muitas incorporadoras têm apostado no desenvolvimento de projetos que incluem áreas de lazer de uso privado. Isso significa que é possível encontrar imóveis com conceito garden em diversos lugares, o que amplia as oportunidades para quem deseja morar em um.

E você, ficou com vontade de desfrutar dos benefícios de um apartamento com área privativa? O próximo passo é pesquisar as opções disponíveis na região de seu interesse. Caso decida se mudar para um novo lar, não deixe de contar com o serviço de uma imobiliária de confiança que possa orientar toda a negociação.

Aproveitando que a discussão é sobre imóveis, que tal saber mais sobre apartamentos compactos? Acesse o nosso post sobre o assunto e entenda por que eles são tendência no mercado!


Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Categorias: Mercado e Investimentos