Mercado e Investimentos

Aluguel de imóvel de luxo: conheça melhor esse mercado

julho 31, 2019
aluguel de imóvel de luxo
Tempo de leitura 6 min

O aluguel de imóvel de luxo é um investimento que vem ganhando cada vez mais espaço dentro do mercado imobiliário. Essa opção é ideal para quem optou por não adquirir a casa própria ou para investidores que se encaixam no perfil mais conservador, ou seja, que não querem correr riscos.

Está interessado em investir nesse ramo de aluguel de imóveis de luxo? Neste artigo, vamos apresentar um panorama sobre o mercado imobiliário de alto padrão. Você vai conhecer mais a fundo as vantagens de realizar esse tipo de investimento. Acompanhe a leitura!

Como funciona o aluguel de imóvel de luxo?

As residências de luxo são ambientes amplos e arrojados cuja principal proposta é oferecer o máximo de versatilidade, elegância e praticidade aos moradores. Devido a essas características, o seu valor costuma ser bastante elevado, chegando a ultrapassar vários milhões de reais.

Nesse sentido, não é raro encontrar casos de pessoas que preferem viver de aluguel a ter que desembolsar uma alta quantia para adquirir uma propriedade desse tipo.

Da mesma forma, essas propriedades são bastante procuradas por investidores. Trata-se de uma alternativa segura e rentável que garante o recebimento do retorno financeiro planejado graças à valorização do imóvel ao longo dos anos. Isso significa que o interessado adquire o imóvel de luxo com o principal objetivo de utilizá-lo para vendas a médio e longo prazo.

Quais são os perfis de pessoas que alugam esse tipo de imóvel?

O público que aluga um imóvel de luxo é marcado por algumas características, como a exclusividade, nível de exigência alto, personalidade forte e detalhista etc. Estamos falando de inquilinos diferenciados e específicos com alto poder aquisitivo que desejam morar em um espaço amplo e personalizado.

Contudo, diferentemente dos donos, esse público não está disposto a investir milhões de reais em uma propriedade, preferindo alugar o espaço. Conheça as principais características dessa clientela.

O nível de exigência é maior

À medida que o preço médio do imóvel aumenta, é natural que os clientes fiquem mais exigentes. Afinal, o alto valor do bem justifica o cuidado com a qualidade da propriedade (cômodos amplos, revestimentos e acabamentos de alto nível, decoração elegante, entre outros fatores). Da mesma maneira, o cliente busca construções sustentáveis, com mecanismos inteligentes e funcionais.

A exclusividade é um aspecto determinante

O cliente em busca de imóveis de luxo quer exclusividade, seja para fixar residência ou para alugar o espaço. Nesse sentido, ele procura um ambiente com características únicas e um toque de personalidade.

A personalidade é mais detalhista

O investidor tende a prestar atenção em todos os detalhes do imóvel. Isso significa que ele avalia profundamente a estrutura e as características do bem antes de tomar uma decisão. Além disso, ele analisa o preço de mercado e potenciais chances de valorização, por exemplo.

Por que esse modelo de mercado está em alta?

O crescimento do mercado imobiliário brasileiro é comprovado. Dados da revista Exame revelam que o interesse pelas propriedades privadas que estão avaliadas em mais de R$ 1,5 milhão aumentou cerca de 20% na última década.

Isso é um grande indício de que o mercado de imóveis de luxo está em evidência no país, mesmo com os aparentes sinais de crise na economia. E a razão é clara: os consumidores desse nicho, em decorrência de seu alto poder aquisitivo, dificilmente são afetados por instabilidades econômicas, de maneira direta.

Por que investir em imóveis de luxo para alugar?

O investimento em imóveis de luxo é uma verdadeira tendência para o futuro. É comum que um investidor compre um bem imóvel com a intenção de alugá-lo. Trata-se de um negócio promissor e atrativo para os investidores, uma vez que garante uma fonte de renda fixa e mensal por meio da locação.

Esse modelo de mercado vem ganhando cada vez mais importância, principalmente, devido à possibilidade de valorização do imóvel ao longo do tempo. Assim, os compradores adquirem a propriedade sabendo que as chances de aumento do seu valor de mercado são muito altas.

Contudo, é importante que o proprietário tenha cuidado com o imóvel e realize manutenções periódicas para evitar a sua deterioração. Nesse sentido, ele deve examinar as condições da estrutura do bem, como o revestimento, pinturas, acabamento e o sistema hidráulico e elétrico.

Como escolher o tipo de imóvel para investir?

Antes de optar pelo imóvel mais apropriado para realizar seus investimentos, é importante prestar atenção a alguns aspectos. Confira, a seguir, um passo a passo contendo os principais elementos que devem ser observados antes de realizar o financiamento de uma propriedade de alto padrão.

Verifique o valor que você tem disponível

É importante saber, desde já, que não se trata de um negócio barato. Esse tipo de negociação ultrapassa facilmente a marca de um milhão de reais. Desse modo, é importante fazer uma análise e decidir se, de fato, tem condições financeiras para arcar com o pagamento integral.

Defina o tipo de financiamento

O financiamento é uma forma de facilitar a aquisição de um imóvel. Nesse caso, o interessado dá a entrada no imóvel e fica responsável por fazer a quitação das parcelas mensais. Nesse sentido, o financiamento é um negócio específico e costuma atender melhor a um tipo de público, a depender da sua situação financeira.

Conte com o apoio de uma imobiliária

Uma imobiliária dispõe de profissionais experientes e capacitados que dominam os trâmites que envolvem o aluguel de imóvel de luxo. Eles podem esclarecer dúvidas, dar um panorama do mercado, procurar as propriedades que se encaixam na sua preferência etc. Nesse sentido, o procedimento se torna mais simples e as dificuldades podem ser facilmente solucionadas.

Independentemente do cenário econômico, o aluguel de imóvel de luxo é um negócio bastante rentável dentro do mercado e que permanece firme e forte, sofrendo pequenos impactos, mesmo diante de iminentes crises econômicas. Na verdade, é um negócio promissor e vantajoso para quem deseja a máxima valorização de seus investimentos.

Quer ficar por dentro do mercado imobiliário? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos com exclusividade no seu e-mail!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário