Mercado e Investimentos

Afinal, o que é preciso para construir um patrimônio?

novembro 27, 2018
Tempo de leitura 5 min

Saber construir um patrimônio financeiro é essencial para garantir a segurança e a estabilidade da família. É graças a esse elemento que há a proteção quanto aos gastos e a possibilidade de obter novos resultados.

Ao mesmo tempo em que se trata de algo relevante, muita gente não sabe o que fazer ou como atingir esse objetivo. Portanto, é fundamental ser capaz de entender como agir para que as suas finanças se acumulem do jeito certo.

Quer entender o que é necessário para construir um patrimônio robusto? Continue a leitura e descubra!

Mude a sua mentalidade

O primeiro ingrediente para atingir esse objetivo é a mentalidade. Não se trata de quanto você ganha por mês, mas, sim, de como age em relação ao dinheiro. Tem gente que recebe dezenas de milhares de reais por mês e não tem patrimônio. Outras têm rendimentos muito mais modestos e são bem-sucedidas nesse quesito.

A chave está em pensar em médio e longo prazo. Como qualquer construção, a de patrimônio não acontece da noite para o dia. É preciso ter disciplina e entender que as ações são voltadas para o médio e para o longo prazo.

Também é essencial compreender que definir metas é um jeito de se motivar e de acertar no ritmo das conquistas. Portanto, não deixe de estabelecer quais são os seus objetivos em diferentes prazos, pois isso ajuda na execução do que é preciso.

Reconheça a importância do planejamento financeiro

Não há como construir um patrimônio de forma automática. Essa não é uma tarefa que ocorre do nada ou sem esforço. Se fosse assim, todas as pessoas conseguiriam consolidar esse elemento — e não é o que acontece.

É preciso se preparar e manter um bom plano de ação. Por isso, o planejamento financeiro é um dos aspectos mais relevantes para ter sucesso na missão. É indispensável começar pelo reconhecimento de quais são os ganhos e as despesas do orçamento.

Depois, defina em que é possível diminuir ou cortar custos, de modo a gerar um “respiro” para as finanças. Esse valor extra, então, é usado como forma de poupar e de dar início ao processo de construção. Novamente, é interessante criar metas, como valores que devem ser economizados. Quanto maior for a quantia, mais fácil é alavancar as suas finanças e conseguir os efeitos esperados.

Use os investimentos a seu favor

Não basta poupar. Somente guardar o dinheiro em algum lugar faz com que você perca poder de compra e não ajuda a construir patrimônio. Sem uma boa estratégia, passará anos poupando, mas não terá os efeitos práticos.

Para lidar com essa questão, é essencial entender a importância dos investimentos. Eles servem para que você aplique o seu dinheiro e, mediante um risco, receba uma rentabilidade em troca. Ou seja, há ganhos financeiros com as escolhas corretas.

Entre as possibilidades, há aquelas voltadas para três perfis:

  • conservador: não está disposto a correr riscos e busca segurança acima de rentabilidade;
  • moderado: abre mão de um pouco de segurança em troca de uma rentabilidade melhor; e
  • arrojado: tem grande apetite ao risco, desde que as chances de ganhos sejam elevadas.

Nesse caso, há os investimentos de renda fixa (que garantem os ganhos) e os de renda variável (que não garantem desempenho). Dentro das possibilidades, é essencial escolher o que faz sentido para os seus objetivos e para os prazos que você deseja alcançar.

Faça o dinheiro trabalhar para você

Também não adianta selecionar qualquer investimento e acreditar que toda possibilidade ajuda a construir um patrimônio. O principal interesse, ao buscar esse objetivo, deve ser o de fazer o dinheiro trabalhar para você.

Então, é muito importante procurar opções que geralmente trazem rentabilidade. Para quem deseja ter uma alternativa que é sempre segura e que oferece efeitos rápidos na construção, o investimento em imóveis é uma possibilidade.

Ao adquirir um bem do tipo, o patrimônio da família já aumenta, automaticamente. Em seguida, há ganhos diversos que favorecem a consolidação desse elemento. Com o aluguel do imóvel, por exemplo, há um retorno mensal. Dependendo do período em que o imóvel é alugado e dos valores das transações, o investimento se torna lucrativo em pouco tempo.

O valor do aluguel, inclusive, pode ser utilizado para novos investimentos. Aplicações em renda variável, como o mercado de ações e fundos de investimentos, também geram renda e ajudam na conquista dos objetivos.

Evite os erros que comprometem a construção

Ao mesmo tempo, há algumas falhas que podem comprometer o sucesso na tarefa. Os deslizes impedem que os valores se acumulem e fazem com que os efeitos não sejam obtidos conforme o desejado.

Um dos erros para evitar é viver acima ou no limite do seu padrão de vida. Não é porque você ganha um bom salário que deve gastá-lo por completo. Além de isso impedir a poupança de recursos mensalmente, coloca em risco toda a segurança financeira. O melhor, portanto, é viver de maneira confortável, mas sem extrapolar. Evitar gastos desnecessários ajuda a direcionar os esforços para o que realmente importa.

Também é indispensável manter a consistência. Se, em um mês, economiza R$ 3 mil, mas no outro ultrapassa o orçamento, vai ser muito difícil se planejar e construir um patrimônio. Em vez disso, prepare-se para cumprir as metas mensalmente. Assim, aumentam as suas chances de ser bem-sucedido.

Outro aspecto é em relação aos investimentos. Como visto, é preciso fazer o dinheiro trabalhar para você. Escolher alternativas como a poupança não é uma boa saída. Ainda que haja segurança, o retorno é baixo. Em vez disso, vale mais a pena olhar para o setor imobiliário, que é igualmente seguro e traz oportunidades melhores.

Por fim, não se esqueça de diversificar a carteira de investimentos. Independentemente do seu perfil, tenha algumas opções variadas. Assim, evita grandes perdas e consegue equilibrar melhor os bens e valores.

Ao seguir essas dicas, você terá tudo o que é necessário para construir um patrimônio. Como consequência, será muito mais fácil atingir esse efeito tão positivo e que é responsável por aumentar a tranquilidade.

Ainda tem alguma dúvida sobre como agir? Use o espaço nos comentários e participe!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/blogurbscom/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743