Dicas

Afinal, o que é morar bem? Entenda e veja quais são os benefícios!

outubro 25, 2018
morar bem
Tempo de leitura 6 min

Muitas pessoas se preocupam com a sua saúde física. Para isso, praticam exercícios, seguem uma dieta saudável e reservam um tempo para relaxar ou fazer uma viagem. Porém, todos esses bons hábitos podem não ter o efeito esperado caso o ambiente em que vivemos contribua pouco para o nosso bem-estar. Sendo assim, morar bem faz toda a diferença.

Ficou surpreso com essa afirmação? Então, confirmaremos a exatidão dela neste artigo. Apresentaremos vários motivos que comprovam os benefícios que residir em um bom lugar traz para a nossa vida. Vamos lá!

Nossa vivência é afetada pelo local onde moramos?

Já ouviu dizer que nós somos o meio em que vivemos? Essa é uma realidade, pois os seres humanos têm a facilidade de absorver influências externas vindas do convívio social e do ambiente que os cerca.

O segundo fator: ambiente é um dos indicadores usados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) — um estudo feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com outras instituições internacionais.

Nessa pesquisa, quanto maior for o IDH de uma região, significa que a população tem uma condição social melhor. Em vista disso, o bem-estar, a saúde e a longevidade desses habitantes são elevados. Em resumo, morar bem é tão importante que até os anos de nossas vidas são afetados positivamente.

Quais são as vantagens de morar bem?

Bem, depois de descobrir a importância de residir em um lugar agradável, é provável que você queira saber como essa vantagem impactará na sua qualidade de vida. Agora, falaremos sobre isso. Fique atento aos seguintes aspectos!

A localização traz a praticidade

O primeiro fator a indicar que você mora bem é a localização. Esse aspecto pode ser muito subjetivo, pois o que para uns pode ser um bom endereço, para outros não. Como assim? Imagine uma família que sonha em residir em uma região mais tranquila e próxima à natureza. Nesse caso, uma casa localizada em um centro urbano não é uma opção muito atraente.

O contrário também é verdadeiro. Para quem gosta de estar perto de tudo e precisa levar os filhos para a escola ou trabalhar na cidade, a distância consome tempo e gera estresse. Sendo assim, a localização torna-se prática se atende às necessidades mais importantes do cotidiano.

A título de exemplo, digamos que uma família se encaixe na segunda situação. Então, a proximidade da residência de boas instituições de ensino, centros médicos, vias que facilitem o acesso ao local de trabalho e opções de lazer tornará o dia a dia mais funcional.

Além disso, uma forte rede comercial favorece a aquisição de produtos e serviços essenciais para a manutenção da rotina familiar.

Porém, viver em locais urbanos às vezes significa barulho, poluição e grande aglomeração de pessoas. Sendo assim, para morar bem na cidade, além de proximidade com locais estratégicos, a residência precisa também estar endereçada em um lugar mais tranquilo.

O conforto leva à tranquilidade

Outro critério essencial é o conforto proporcionado pelo imóvel. Afinal, o ambiente em que moramos precisa ser o “lar doce lar”, ou seja, um oásis que nos afaga depois de um dia agitado. Assim como a localização, o conforto é algo muito particular.

Por exemplo, algumas pessoas amam apartamentos espaçosos, enquanto outras gostam dos compactos. Uns preferem um design interno inovador, outros curtem o clássico. No entanto, há aspectos que são comuns a todos os perfis, como:

  • um ambiente bem projetado;
  • uma boa incidência de luz solar;
  • conforto térmico.

Contudo, além desses critérios básicos, muitos alistam outros aspectos como parte de uma moradia confortável. Entre eles estão:

  • sistemas tecnológicos inteligentes;
  • uma bela vista;
  • jardins internos;
  • varandas.

Por isso, é muito importante pesquisar bem antes de comprar um imóvel. Para fechar o contrato, observe se a moradia é confortável para você. Lembre-se de que passará muitos dias nela e que será o seu refúgio de tranquilidade e paz.

A infraestrutura atrai o bem-estar

As vendas de imóveis em condomínios têm sido uma tendência que se fortalecerá nos próximos anos. O motivo disso é a infraestrutura que esses residenciais oferecem para os moradores e parece que a cada lançamento aumenta o número de benefícios. Há empreendimentos, por exemplo, com uma área de lazer que tem:

  • espaço gourmet;
  • piscinas;
  • quadras de esportes;
  • parques;
  • ciclovias;
  • pista para caminhada ou corrida.

Além disso, existem academias, cafés, spa e espaço coworking (para os moradores que trabalham em home office). Todos esses privilégios estão disponíveis em uma área cuidadosamente planejada, organizada e segura.

Sendo assim, muitos encontram nesses residenciais a infraestrutura que muitas vezes inexiste nas cidades. Com isso, conseguem obter a qualidade de vida e o bem-estar que tanto almejam para a família.

As opções de lazer trazem felicidade

Mesmo residindo em condomínios com vários tipos de atividades para a descontração, algumas pessoas gostam de frequentar locais externos, como cinemas, teatros, bares, restaurantes, boates, parques e outros pontos turísticos. Para esse público, viver perto de tudo isso é morar bem.

De fato, a felicidade, o prazer e a alegria estão muito associados ao lazer, principalmente quando compartilhado com os amigos e os familiares. Essa sensação fica ainda mais gostosa quando não é necessário deslocar-se para muito longe a fim de curtir os momentos de folga.

A valorização produz rendimentos

Quando um imóvel é bem localizado e apresenta um bom padrão de construção, com o tempo, o seu valor aumenta. O resultado dessa valorização é a segurança de que foi feito um bom investimento e, mesmo que a intenção não seja vender ou alugar a moradia, outros benefícios são colhidos.

Por exemplo, uma região em constante valorização atrai a aplicação de recursos públicos para a melhoria e a conservação da sua infraestrutura. Ademais, o setor privado também começa a investir — construindo novos condomínios de alto padrão e estabelecimentos comerciais — e a fornecer diversos tipos de serviço.

Enfim, viver em um local que agrada aos olhos e ao íntimo é um privilégio de poucos. No entanto, os que conseguem conquistar esse sonho agregam muitas vantagens além de qualidade de vida, conforto e bem-estar de toda a família.

Se você gostou do nosso artigo e entendeu que morar bem traz muitos benefícios para o seu cotidiano, você gostará dos próximos conteúdos. Para recebê-los em primeira mão, curta nossa página no Facebook e eles serão postados diretamente na sua timeline!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/blogurbscom/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743