Dicas

Afinal, o que é automação residencial e quais suas vantagens?

maio 21, 2019
automação residencial
Tempo de leitura 6 min

O desenvolvimento tecnológico tem proporcionado uma série de vantagens para a vida das pessoas. Nesse contexto, a automação residencial surge como um dos artifícios inovadores que veio para trazer conforto e praticidade ao dia a dia dos moradores.

A tendência das casas inteligentes veio para ficar. E isso é só o começo. Otimizar as tarefas tornou-se uma questão prioritária, ainda mais em uma sociedade exigente e com muitas funções para dar conta ao longo do dia.

Atualmente, temos a nosso alcance várias possibilidades de sistemas de controle integrados que fazem uso da automação a partir de simples smartphones, tablets ou computadores.

Pensando nisso, você vai entender o que é automação residencial e quais são as vantagens que essa ferramenta inovadora proporciona para o cotidiano dos moradores. Confira neste artigo!

O conceito de automação residencial

A automação residencial consiste na adoção de ferramentas tecnológicas que permitem que os equipamentos eletrônicos presentes na sua casa funcionem de maneira automatizada. Ou seja, trata-se de uma forma ampla e inteligente de operar comandos por meio de dispositivos.

Esse mecanismo pode ser programado previamente para ser acionado em momentos específicos. Assim, tarefas comuns, antes desempenhadas pelos moradores, agora podem ser facilmente executadas por meio do agendamento ou acionamento de dispositivos automatizados que são integrados em uma mesma rede.

Todo esse sistema incorporado é facilmente adaptável à rotina doméstica de uma residência e tem a capacidade de trazer mais praticidade, comodidade devido à diminuição das tarefas, segurança, otimização do tempo e economia de energia para o morador. Estamos falando de sensores de presença, temporizadores e até simples toques em um botão de keypad ou de controle remoto.

Possibilidades de automatização

Praticamente qualquer aparato cuja estrutura possa ser conectada a uma rede poderá ser automatizado com o intuito de funcionar como um mecanismo de automação residencial. Confira alguns tipos:

  • controle da iluminação da casa ou apartamento;
  • sistema de som ambiente e intensidade do volume;
  • sistema de irrigação de jardim;
  • abertura e fechamento das portas;
  • acionamento do ar condicionado e controle da temperatura;
  • ligar e desligar a televisão;
  • movimentação de cortinas e persianas;
  • câmeras de segurança etc.

Todos esses equipamentos domésticos, se tiverem configuração de fábrica para tanto, poderão ser conectados a uma rede e interligados por meio da Internet das Coisas. Assim, executam automaticamente o trabalho, mesmo se o morador não se encontrar no local, de acordo com as preferências previamente personalizadas por ele.

Vantagens da automação residencial

Vamos apresentar, a seguir, os principais benefícios proporcionados por esses mecanismos automatizados quando interligados a um sistema de redes em uma residência.

Segurança

Nos tempos atuais, investir na segurança de sua propriedade é uma das prioridades de qualquer morador. Nesse quesito, a automação residencial cumpre exatamente tal papel.

Dessa forma, mesmo que a pessoa esteja longe da sua residência, ela consegue ter acesso a tudo o que está acontecendo nos ambientes, dentro dos aposentos e até mesmo na área externa da rua onde o imóvel se situa. Uma ótima alternativa para aumentar ainda mais a proteção do seu patrimônio, não é mesmo?

Tudo isso é possível graças às câmeras instaladas no local, integradas ao sistema de automação residencial. Com isso, basta que o morador acesse o seu celular para checar se tudo está em ordem.

Da mesma maneira, também pode-se ligar ou desligar equipamentos localizados no imóvel, como acionar as luzes externas e fechar as cortinas. Com isso, qualquer pessoa que esteja fora e nas imediações da propriedade terá a impressão de que há moradores dentro da casa. Além disso, a instalação de sensores de presença também ajuda a aumentar a segurança no local.

Praticidade e Comodidade

Dê adeus aos inúmeros tipos de controle remoto. A automação residencial permite controlar todos os equipamentos automatizados presentes na residência por meio de um ponto — celular ou tablet, por exemplo.

É possível acionar um equipamento automatizado mesmo estando a quilômetros de distância de casa por meio de simples comandos em dispositivos conectados à rede wireless. Essa característica traz comodidade às tarefas do dia a dia e contribui para o ganho de tempo e o aumento da qualidade de vida e bem-estar, deixando o local mais aconchegante.

Podemos mencionar como exemplo o fato de que, por meio da Internet das Coisas, o morador pode configurar o GPS do celular para, toda vez que ele estiver chegando à residência, o ar condicionado ligue ou então a porta da garagem comece a ser acionada e se abra.

Economia de energia

Quem nunca dormiu com a televisão ligada ou esqueceu o ar condicionado ou a luz acesa ao sair de um cômodo? Esses hábitos, apesar de parecerem inofensivos, podem causar impactos significativos na conta de luz no fim do mês — e atrapalhar o seu planejamento financeiro.

A automação residencial também traz vantagens nesse momento. Por meio do acionamento inteligente do sensor de presença, o sistema identifica se há alguém em determinado aposento. Caso não identifique nenhum movimento, ele desliga o aparelho de TV ou a luz imediatamente. No final das contas, é uma economia a mais.

Inteligência

A automatização dos mecanismos tecnológicos tornou concebível a criação e programação de sistemas inteligentes que se ajustam às suas preferências e hábitos. Assim, se você programar o aparelho para desempenhar determinada tarefa, ele vai obedecer aos comandos e seguirá o script até que seja dada nova ordem.

Vamos dar um exemplo: você entrou em casa e acionou o comando para assistir a uma série na TV. Assim que o sistema identifica essa ordem, ele liga a televisão, as luzes são apagadas e o ambiente é climatizado com uma temperatura agradável.

A automação residencial dinamiza a rotina, simplifica o cotidiano, agrega status e valoriza ainda mais o imóvel. Além disso, esse aparato tecnológico reúne todas as funções em um só item. Assim, você não precisa mais ser refém de vários controles remotos, nem perder tempo ligando e desligando cada aparelho.

A inovação tecnológica é um fator que vem sendo bastante requisitado pelos interessados em adquirir imóveis. Por isso, está cada vez mais presente nas residências modernas. Conheça as últimas tendências de construção de apartamentos modernos!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário