Mercado e Investimentos

Afinal, como funciona o investimento imobiliário?

outubro 10, 2018
Tempo de leitura 6 min

O investimento imobiliário é muito bem reconhecido como uma alternativa bastante rentável e segura. Afinal, é uma aplicação que possibilita a construção de um patrimônio sólido e também alia segurança, potencial de valorização, diversidade e alta demanda. Por esses motivos, é muito procurado por inúmeros investidores, não somente por aqueles que desejam adquirir um imóvel para morar.

O mercado apresenta um grande leque de opções para investir, mas nem sempre as pessoas sabem como começar. Se você também deseja saber mais sobre o assunto e ingressar nessa área para aumentar sua rentabilidade, continue com a leitura deste artigo. Aqui explicaremos quais as opções para investir em imóveis, suas vantagens e os cuidados que devem ser observados. Acompanhe!

Quais as opções de investimento imobiliário?

O mercado imobiliário oferece diversas opções para quem deseja investir em imóveis. Desse modo é possível escolher a que melhor encaixa com ser perfil. Conheça a seguir as principais formas.

Terrenos

A compra e venda de terrenos é conhecida como uma forma bastante lucrativa de investir seu dinheiro, visto que eles valorizam mais rapidamente que construções. As cidades têm crescido em um ritmo bem acelerado. A expansão horizontal das cidades é contínua. Desse modo, terrenos que hoje são considerados longes dos centros urbanos, em pouco tempo ganham destaque pela localização.

Além disso, a procura por condomínios aumentou a procura por terrenos. Como as construtoras têm uma grande margem de lucro, compram terrenos mesmo mais afastados ou em condições não tão boas e procuram investir em terraplanagem e outros tipos de melhorias. Assim, a compra e venda de terrenos proporciona um excelente retorno sobre o valor pago.

Imóvel na planta

O preço de imóvel na planta chega a ser entre 20% a 30% mais barato que o valor de mercado. Isso faz com que vários investidores comprem esse tipo de propriedade para revendê-la um pouco antes do término das obras.

Ou, ainda, investem em uma boa decoração para valorizar ainda mais seu preço. Antes de adquirir um imóvel na planta com a intenção de revendê-lo, fique atento ao valor que está sendo pedido e analise as possibilidades de valorização.

Imóvel usado

Há investidores que preferem adquirir imóveis usados para reformá-los e posteriormente vendê-los com um preço bem maior que o que foi pago. É possível encontrar construções que são consideradas verdadeiras relíquias. Para isso, é preciso olhar para o imóvel com olhos de investidor.

Antes de comprar um imóvel usado, tome o cuidado de observar com atenção todos os detalhes e elaborar um orçamento da reforma necessária. Analise se o valor de compra mais os custos serão vantajosos na revenda.

Imóveis comerciais

O investimento em imóveis comerciais é bastante atrativo, principalmente quando o objetivo é a locação. Isso deve-se ao fato de que a rentabilidade do aluguel comercial é mais alta que o residencial. Porém, é preciso escolher imóveis com boa localização para a instalação de serviços essenciais, como farmácias, padarias, mercados.

Outra vantagem é que, em geral, o tempo do contrato de aluguel para o comércio é maior, ficando entre cinco a dez anos enquanto que o de residências é de dois anos em média.

Aliás, comprar imóveis e reformá-los é uma alternativa de investimento imobiliário, já que haverá lucro recebido mensalmente.

Fundos imobiliários

Trata-se de um grupo de investidores que aplicam em conjunto os seus recursos em imóveis que não teriam capacidade para comprar sozinhos, a exemplo de condomínio, agência bancária, shopping, prédio comercial, hotel.

Cada investidor tem um número de cotas no fundo conforme o valor investido. Em grande parte desse tipo de investimento, é possível negociar as cotas na bolsa. Dessa maneira, há liquidez diária porque é possível comprar ou vender suas cotas a qualquer momento.

Títulos de crédito imobiliário

São títulos de renda fixa lançados por instituições financeiras sob a forma de créditos imobiliários. É como se o comprador emprestasse seu dinheiro a um banco, que o emprega para financiar a construção ou compra de imóveis por terceiros. Assim, parte dos juros obtidos são repassadas ao investidor.

Há três principais tipos de títulos:

  • letras de crédito imobiliário — LCI;
  • certificado de recebíveis imobiliários — CRI;
  • letras hipotecárias — LH.

Crowfunding imobiliário

Essa é uma das formas mais novas e é acessível para todos. O investimento é feito pela internet. Ou seja, os títulos podem ser comprados a valores bem baixos de maneira online e segura. A rentabilidade é a mesma dos grandes investidores do setor. A diferença é que não há intermediários e o risco é menor.

 

Quais as vantagens do investimento imobiliário?

Seja qual for a modalidade escolhida, o investimento em imóveis traz grandes vantagens. Conheça as principais!

Valorização

Os imóveis apresentam grande potencial de valorização. Desse modo, é possível comprar um imóvel com preço abaixo do valor de mercado, reformá-lo e realizar benfeitorias e, em seguida, vendê-lo por um preço acima. Para garantir a valorização, atente para a localização, acessibilidade, infraestrutura e proximidade de serviços.

Segurança de investimento

O investimento imobiliário é uma das aplicações mais estáveis. Afinal, trata-se de bens tangíveis e que apresentam valor agregado. Se houver uma crise econômica, não sofrerá alterações. O mesmo não ocorreria com a aplicação em poupança, por exemplo.

Baixa volatilidade

Não há tanta oscilação dos investimentos em imóveis quanto os outros tipos de aplicações. Dependendo do cenário econômico, os preços do mercado podem até sofrer variação a longo prazo, no entanto, é inferior às demais formas.

Demanda

Há sempre demanda para compra ou aluguel de imóveis devido ao déficit habitacional. Como a moradia é uma necessidade básica mesmo em épocas de crise, isso faz com que o mercado de imóveis esteja sempre aquecido.

Renda passiva

Caso opte pelo investimento em forma de aluguel, é possível fazer isso por meio de uma imobiliária ou gestora. Desse modo, você receberá um valor mensal sem se preocupar em tratar diretamente com o locatário. Para isso, procure empresas de confiança e com boa reputação no mercado. Procure saber a opinião de seus clientes e também de funcionários.

Portanto, há diversas maneiras de aplicar seus recursos em investimentos imobiliários. Basta encontrar a que melhor se adapta ao seu perfil e começar a investir. Seja qual for a opção, investir em imóveis sempre será uma alternativa lucrativa. Com um pouco de atenção e organização, é perfeitamente possível se tornar um investidor de sucesso.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Ficou com alguma dúvida? Então deixe um comentário abaixo e compartilhe suas ideias e opiniões!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/blogurbscom/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743