Dicas

7 vantagens de comprar um apartamento pronto para morar

janeiro 10, 2019
apartamento pronto para morar
Tempo de leitura 6 min

Muitas pessoas preferem morar em apartamentos que em casas. Um dos principais motivos é que, em geral, apartamentos são mais seguros e mais reservados.

É possível comprar um imóvel pronto ou na planta. Ambos podem ser financiados. E ambos têm suas vantagens e desvantagens. Mas, na hora de escolher, o que é melhor? Qual o melhor custo-benefício?

Abaixo, destacamos 7 vantagens em comprar um apartamento pronto para morar!

1. Disponibilidade imediata para morar

A primeira vantagem que podemos citar é que o apartamento pronto para morar oferece disponibilidade imediata. Se comprar o imóvel na planta, você terá que esperar a execução do projeto para poder se mudar. A espera leva alguns meses ou, dependendo da construtora ou dos imprevistos, um ano ou mais. E o pior é que nem sempre a obra fica igual ao projeto.

Um imóvel pronto pode ser ocupado imediatamente, não há necessidade de espera. Caso a necessidade de mudança seja urgente, você não terá problema nenhum.

2. Possibilidade de visitar o apartamento

Para pessoas mais detalhistas, essa é uma vantagem relevante. Afinal de contas, você terá condições de visitar pessoalmente o apartamento e conferir tudo ao vivo. Não são todas as pessoas que conseguem interpretar uma planta e, mesmo com as demonstrações em 3D (seja através de maquetes eletrônicas ou maquetes físicas), alguns não se sentem confiantes para adquirir um imóvel que não visitaram realmente.

Um apartamento pronto para morar pode ser vistoriado ponto a ponto. Você terá condições de analisar o acabamento (pintura, revestimentos, forro), as condições da estrutura e das instalações, os quartos, o espaço da cozinha, do banheiro e das salas. Enfim, é permitido analisar tudo de forma detalhada.

O imóvel pode inclusive apresentar itens de acessibilidade e que dividem os ambientes, otimizando os espaços.

3. Comodidade para aproveitar o imóvel

Quando se procura um imóvel para morar, certamente a questão do conforto e segurança são prioritárias. Se o imóvel precisa de reformas é porque não está pronto para ser ocupado.

Você poderá visitar, efetuar o pagamento e tomar posse do apartamento para usufruir da comodidade que oferece. Inclusive, terá condições de negociar preços ou taxas de juros. Não terá preocupação com a data de entrega e possíveis incompatibilidades da obra executada com o projeto arquitetônico.

4. Informações sobre os vizinhos

Comprando um apartamento pronto para morar, você tem condições de obter informações importantes sobre seus vizinhos. Em um mesmo condomínio, podem morar pessoas de diferentes perfis, nem sempre compatíveis com o seu.

Por exemplo, vizinhos que se acham donos do condomínio costumam ser arrogantes e são rebeldes à disciplina, podendo trazer problemas aos outros moradores e ao síndico.

Também é importante conhecer os outros moradores para ter uma ideia das pessoas com as quais seus filhos terão contato. Atualmente, a preocupação para que os filhos não se envolvam com más companhias é fundamental para que eles não caiam no vício das drogas ou mesmo na prática de ações criminosas.

Engana-se quem pensa que a criminalidade está limitada aos ambientes mais pobres, como as favelas. Ela pode atuar de forma camuflada em qualquer setor da sociedade.

5. Avaliação precisa do apartamento que está comprando

Você não avaliará o projeto, vai avaliar o imóvel efetivo, com suas qualidades e defeitos. Você poderá certificar-se se as imagens publicadas do apartamento realmente correspondem à realidade.

Tratando-se de um condomínio fechado, você terá condições de analisar não apenas a unidade, mas todo o espaço em que ela está inserida. Conferir o nível de segurança do local é muito importante: a presença de cerca elétrica perimetral, de câmeras 24 horas, a forma de acesso (biometria, cartão magnético, digitação de senha), os profissionais de segurança etc.

Também terá oportunidade de observar as áreas públicas, o espaço destinado ao lazer (principalmente infantil), a existência de muitas ou poucas facilidades no condomínio (entretenimento, comércio), o tamanho das vagas na garagem e assim por diante.

Terá, também, condições de conversar com outros moradores e saber sua opinião sobre o lugar.

6. Melhor planejamento da ocupação do imóvel

Optar por um apartamento pronto para morar permite que você se planeje melhor para ocupar o imóvel. Por exemplo, o orçamento fica previsível e confere menores riscos na aquisição. É possível, em um financiamento, dar uma entrada mais baixa e dividir o restante em parcelas que caibam no seu bolso. Permite-se também o uso do FGTS, já que se trata de um imóvel residencial.

Você está pagando pelo que está vendo, pelo que vai usufruir de forma imediata. Poderá se organizar para levar seus bens e ocupar o espaço da forma mais proveitosa. Caso seja necessário, terá oportunidade de se desfazer de alguma coisa ou até acrescentar algum objeto à sua mobília ou a outros pertences.

Dependendo de quantas pessoas habitarão o apartamento, você já terá condições de se organizar e preparar os cômodos para elas. Da mesma forma, poderá se organizar se você tiver animais ou gostar de cultivar plantas.

7. Maior autonomia

Podemos dizer que um apartamento pronto para morar dá mais autonomia ao comprador à medida que não é necessário esperar e ficar em dúvida quanto aos resultados. Apartamentos na planta envolvem um condicionamento maior do comprador à construtora/incorporadora.

Enquanto o imóvel estiver na planta ou em fase de execução, podem ocorrer problemas, a situação financeira do comprador pode mudar, eventos de força maior podem interferir e contrariar as suas expectativas e até as da empresa responsável pelo projeto.

Com um imóvel pronto, terminado, em suas mãos, você tem condições de fazer o quiser. Mesmo ele estando pronto, você tem o direito de aumentar, de trocar alguma instalação, de construir mais um cômodo, de plantar um jardim e até de revender se achar oportuno e encontrar outro imóvel cuja compra seja mais vantajosa.

Quanto ao apartamento na planta, você só pode concentrar expectativas em relação ao futuro. No momento, você deve apenas esperar e torcer para que tudo saia como planejado e o prazo seja cumprido.

Essas são algumas vantagens de comprar um apartamento pronto para morar. A maior parte das pessoas que procuram segurança e mais confiabilidade em suas transações opta por ele.

Está procurando um imóvel pronto para comprar e morar? Entre em contato com a URBS Imobiliária e confira as opções que ela pode oferecer!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário