Dicas

4 passos imprescindíveis para comprar um imóvel

novembro 5, 2018
Tempo de leitura 6 min

Comprar um imóvel é sempre uma decisão muito importante, seja para morar, seja como forma de investimento. Afinal, é uma aquisição de alto valor e, por esse motivo, requer a observação de muitos detalhes que não são levados em conta devido à ansiedade de adquirir logo uma residência.

É essencial analisar com atenção as suas opções para que não haja futuros arrependimentos e transtornos. Por esse motivo, explicaremos os primeiros passos que devem ser dados para conseguir comprar um imóvel. Acompanhe!

1. Faça um planejamento financeiro

Em geral, as pessoas adquirem um imóvel por meio de financiamentos. Sendo assim, contraem um compromisso a longo prazo. Então, é preciso conhecer bem seus limites orçamentários para começar a delinear a compra. Faça um levantamento completo dos seus ganhos e gastos para poder visualizar com clareza sua situação financeira.

Como há várias formas de pagar por imóvel, é normal ter dúvidas sobre qual escolher. Questionamentos como “é melhor guardar dinheiro e pagar à vista ou financiar?”, “devo optar por parcelas fixas ou progressivas?”, “com ou sem entrada?” são frequentes aos compradores.

Mas essas questões são facilmente respondidas assim que você estiver com o orçamento bem definido. Se optar pelo financiamento, vale lembrar que as parcelas não devem ultrapassar 30% da renda. Enquanto procura pelo imóvel ideal, faça uma poupança e economize. Esse montante deverá ser usado para dar como entrada.

Ainda, é preciso lembrar das despesas extras. Afinal, além do custo do imóvel, há taxas e tributos sobre a transação. Entre os principais estão as Certidões, o Registro do Imóvel, a Escritura Pública e o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis — ITBI. Portanto, é preciso contabilizar esses valores junto com o preço do imóvel para se ter uma real noção do quanto será gasto.

2. Defina um objetivo

Com o planejamento financeiro em mãos, você conseguirá visualizar a sua capacidade de pagamento e, com isso, o valor da construção que será possível adquirir. Se, ao analisar seu orçamento, você perceber que ainda não consegue comprar um imóvel ideal para atender suas necessidades e desejos, será preciso adotar algumas práticas para tornar o sonho viável.

Em primeiro lugar, defina um objetivo, ou seja, pesquise qual o montante necessário para a compra de acordo com a forma de pagamento escolhida. Em seguida, observe quais despesas podem ser cortadas — tenha em mente que comprar um imóvel exige muito senso de prioridades. Por isso, vale a pena deixar de lado temporariamente alguns gastos para poder ter uma propriedade que trará conforto e tranquilidade. Quanto mais despesas forem cortadas, mais rápido o orçamento estará de acordo com o seu propósito.

Outro ponto importante é não contrair novas dívidas. Programe suas compras e prefira fazê-las à vista. Ao não comprometer sua renda com novas dívidas, será mais fácil obter o valor necessário para a compra do imóvel. Mantenha a disciplina e o foco em seu objetivo e lembre-se que essas atitudes farão seus planos se concretizarem.

3. Pesquise sobre os imóveis de seu interesse

Com o orçamento em ordem, é hora de procurar o imóvel ideal para morar. É importante não se deixar levar pela emoção nem pela pressa. Pesquise cada detalhe do lugar que será transformado em seu lar. Observe a localização e veja se atende às suas necessidades, como:

  • serviços da região;
  • proximidade do local de trabalho;
  • opções de lazer;
  • trânsito;
  • trajetos que deverá realizar;
  • segurança.

Faça visitas em diferentes horários e dias da semana. Assim será possível avaliar melhor como é o lugar. No imóvel, é fundamental observar a incidência do sol. Esse ponto é essencial para ter um lar bem arejado, sem umidade e com temperatura amena. Ambientes que não são iluminados nem ventilados adequadamente apresentam pontos de umidade e mofo.

Além disso, examine a qualidade dos materiais e dos acabamentos e também o tamanho e quantidade de cômodos. Não pense somente em sua rotina e necessidades do presente. Pense a longo prazo e projete seus desejos, como: se a garagem é grande caso haja a expectativa de adquirir um carro, se há planos de aumentar a família, se recebem hóspedes com frequência.

4. Conte com uma imobiliária de confiança

Contratar uma imobiliária de confiança é essencial para realizar uma transação com segurança e tranquilidade. Os profissionais da área têm maior conhecimento de mercado. Eles podem informar melhor sobre a valorização do imóvel e da região na qual se encontra, vantagens e desvantagens daquela construção.

A lei dita que os corretores são obrigados a fornecer todas as informações requeridas pelos compradores. Isso torna a transação muito mais segura, visto que ele não passará dados errados nem omitirá fatos sobre o imóvel.

Ainda, há a possibilidade de você incumbir a imobiliária de ajudar a encontrar o imóvel ideal de acordo com as suas necessidades, exigências, desejos e orçamento disponível. Dessa forma você não perderá seu tempo visitando imóveis cujos anúncios sejam interessantes mas, pessoalmente, o ambiente seja bastante diferente do esperado.

Outra vantagem é a economia. Mesmo com a comissão da imobiliária, há uma certa redução nos custos. Comprar um imóvel é um processo bastante burocrático porque envolve registro da construção no nome do novo proprietário, elaboração de um contrato válido e que atenda aos requisitos do comprador. Sem a ajuda de uma imobiliária, o valor da documentação seria maior que o da comissão a ser paga.

Então, para que você tenha tranquilidade, segurança e comodidade ao comprar um imóvel, não hesite em contratar uma imobiliária. Entretanto, é imprescindível optar por uma de confiança e cujos profissionais sejam registrados no CRECI. A economia e outras vantagens envolvidas só são obtidas por pessoas capacitadas do mercado imobiliário.

Enfim, para comprar um imóvel sem ter futuros arrependimentos ou surpresas desagradáveis é indispensável seguir os quatro passos apresentados ao longo deste artigo. Observe todos os detalhes, tenha paciência e não desvie do seu objetivo. Desse modo, certamente você conseguirá ter um lar exatamente do jeito que deseja.

Se você gostou deste post e quer saber mais sobre o assunto, assine a nossa newsletter para receber as nossas publicações direto em sua caixa de entrada!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/blogurbscom/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743